Aplicativo Crowdmobi testa velocidade da internet móvel e sinal do celular

Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo 24/01/201406h04

Usar a internet móvel – ou até mesmo fazer uma ligação – muitas vezes é um exercício de paciência para os brasileiros. Portanto, saber qual velocidade do seu 3G ou 4G e a intensidade do sinal da operadora pode ajudar na fiscalização do serviço da operadora. É essa a proposta do aplicativo Crowdmobi: ele mede esses parâmetros e permite aos usuários compartilharem os resultados dos testes.

Ampliar
Saiba como funciona o Crowdmobi, aplicativo que testa velocidade da internet móvel9 fotos 1 / 9
Logo na primeira tela do aplicativo, o usuário visualiza um mapa com pontos vermelhos (sinal regular), amarelos (bom) e verdes (ótimo). Cada ponto é uma informação de sinal que foi compartilhada por usuários próximos à sua localização e que estão na rede da sua operadora Reprodução
Desenvolvido pela IlhaSoft, o aplicativo grátis para Android e iOS tem cerca de 15 mil usuários ativos, que já realizaram em torno de 12 milhões de testes em seus smartphones.

Além de medir o sinal da antena e a velocidade da internet móvel, o Crowdmobi mostra também quantos minutos de chamadas foram recebidas e efetuadas (na versão Android) . Os dados obtidos podem ser comparados pelo usuário com o pacote de dados e voz contratado.

“Mesmo com mais de 200 milhões de linhas celulares ativas no Brasil, não existia ainda um serviço para que o próprio usuário fiscalizasse o serviço das operadoras”, explica Johnny Hederson, gerente comercial da IlhaSoft.

IMPRESSÃO GERAL

Pontos positivos
– O aplicativo é útil para o usuário confirmar o que já “sente” ao navegar com a internet móvel no celular
– Dá para comparar sua conexão de internet com usuários da mesma rede e de outras operadoras
Pontos negativos
– Os travamentos são comuns e o teste pode demorar até um minuto para ser concluído
– Usuários leigos podem ter dificuldade para interpretar dados (como o de Ping). Além disso, na interface do iOS não está indicado que a porcentagem se refere ao sinal da rede
Teste

Nos testes do UOL Tecnologia, o aplicativo conseguiu medir a velocidade da internet móvel em três smartphones diferentes (iPhone 4S e Nexus 5 com a rede da Vivo e iPhone 5 com a rede da TIM).

Nos momentos em que a conexão estava ruim (apenas o sinal da rede Edge-2G aparecia), não foi possível aferir a velocidade. Durante a avaliação, o aplicativo também travou algumas vezes.

Segundo Daniel Amaral, diretor de tecnologia da IlhaSoft, isso é um comportamento “normal” do aplicativo. Durante o teste, o Crowdmobi precisa fazer o download de um arquivo-teste e, se a conexão está instável ou baixa, a tarefa não é finalizada.

Baixamos ainda o SpeedMap, aplicativo que também mede a velocidade de upload e download da internet móvel, para comparar com a velocidade apontada pelo Crowdmobi. Os resultados dos dois aplicativos ficaram próximos: o primeiro apontou uma velocidade do download em 3G de 8,95 Mbps; o segundo, 7,95 Mbps.

CROWDMOBI X SPEEDMAP

Resultados dos testes de velocidade no Crowdmobi e SpeedMap foram bem próximos

No comparativo entre operadoras (Vivo e TIM), feito na redação do UOL no bairro de Pinheiros, em São Paulo, a rede 3G deixou a desejar. No caso da Vivo, as velocidades de download medidas foram baixas (menores que 1 Mbps). Já a TIM, embora tenha alcançado 5,22 Mbps para download, registrou zero na velocidade de upload, o que impede a navegação na internet.

COMPARATIVO DAS OPERADORAS

Resultados obtidos para a 3G ficaram abaixo do desejável

Dicas

Amaral esclarece que os testes gastam dados do plano de internet móvel. Em média, são usados 30 MB. Portanto, se você está quase no limite da franquia mensal, evite fazer o teste de velocidade. Segundo a empresa, uma atualização do aplicativo passará a mostrar a quantidade de dados gasta em cada teste.

Outra dica é fechar o aplicativo após usá-lo. Isso porque ele usa o serviço de localização do celular, que gasta muita bateria se permanecer ligado.